segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

omrnr

Oi.

Entre o final de 2004 e o meio de 2007 eu entrei para uma "modinha" da época, o tal do "flog", mais especificamente o Flogão. Eu já possuía um blog convencional na época (que se perdeu no tempo), mas o Flogão era algo totalmente diferente: Eu podia postar FOTOS!

E postei várias fotos nesse período. Bem poucas eram fotos minhas, claro, mas era bom poder ilustrar minha idéias com uma imagem.

Ninguém tinha celular com câmera nessa época, então minhas aventuras e bebedeiras com meus amigos eram raramente documentadas em algum lugar que não fosse nossa memória. Mas o flog ainda assim estava lá, sempre que acontecia algo diferente eu postava sobre, com uma imagem indiretamente (ou não) relacionada.

Mas esse tempo se foi, aos poucos as pessoas pararam de utilizar os flogs, afinal era bem mais fácil postar as fotos no Orkut ou Flickr. Assim como tantos outros, meu flogão foi abandonado, mas não 100%, vez ou outra eu olhava ele e me surpreendia por notar que alguém o havia visitado recentemente. 

Era legal olhar aquelas fotos, apesar de eu ter vergonha das bobagens que escrevia na época (apenas um jovem tentando se encaixar socialmente), mas ao mesmo tempo dava uma certa tristeza, especialmente ao olhar as datas, tanto das fotos quanto as datas das últimas atividades dos favoritos. O mais recente era de 2008, se bem me lembro.

Recentemente eu me lembrei do meu flogão, resolvi ir dar uma olhada, mas fiquei estático quando vi a seguinte mensagem:













Pensando que talvez eu tivesse digitado algo errado, digitei todo o endereço novamente e a mesma mensagem foi exibida.

"Deve ser algum engano, vou tentar fazer login"

O site me respondeu que não havia registro com tal nome.

Rapidamente tive a idéia de tentar os flogs que eu lembrava o endereço, flogs de pessoas que usavam naquela época, resultado? Todos apagados. Sim, isso mesmo, NOSSOS FLOGÕES FORAM APAGADOS.

Sabe, aquilo fez parte da minha vida. Você pode achar idiota - "Era só um flog, cara" -, mas pra mim havia um valor de memória atrelado a ele. Não só ao meu, mas a outros também. E eles nem tiveram o bom senso de avisar os usuários que isso aconteceria (ao menos não recebi nenhum email), assim eu ao menos poderia tirar uns screenshots.

Enviei um email ao suporte do site perguntando o que aconteceu, mas ainda não me responderam. Talvez nem respondam.

Por vezes pensamos que nossas memórias estão seguras e eternizadas sendo salvas na internet, na nuvem, no PC... Mas será mesmo? Você guarda suas memórias consigo ou apenas confia em 0's e 1's?

Acho que isso serviu de lição pra mim, tenho uma boa memória de longo prazo, mas a tecnologia me tornou (e a tantos outros) preguiçoso e de certa forma dependente.


Já que estou mudando tanta coisa, acho uma boa hora pra começar a mudar isso também.

ATUALIZANDO

Eles me responderam, segue:

"Essa conta foi deletada por nosso sistema pois estava inativa a muitos anos, não tem como reativar ou recuperar qualquer conteúdo, ela não existe mais.

Atenciosamente,
Equipe Flogão."


 É, já era mesmo.
----------- 
You’ve gotta know that nothing lasts forever...

Nenhum comentário: