sexta-feira, 27 de abril de 2018

rua 10

"Você é sincero demais"

Puxando na memória, nos últimos meses eu devo ter ouvido isso de pelo menos umas 6 pessoas diferentes.

"Ué, mas isso não é bom?"

Depende.

Enquanto a honestidade ainda é vista como uma qualidade louvável (não sei por quanto tempo), a sinceridade é vista de maneira dúbia, ou seja, pode ser muito boa, boa, ruim ou muito ruim.

"Nada a ver, tiozão, todo mundo espera sinceridade dos outros"

Será mesmo?

O que percebi da maioria dessas pessoas e de outras ao longo da vida é que muitas se ofendem com a sinceridade alheia.

Recapitulando fases da minha vida, me lembro de uma época em que eu não era tão "assim". Talvez uma necessidade de aceitação me fizesse vestir uma máscara que não me pertencia. Porém, jovem, o tempo é implacável e ele muda as pessoas. Foram muitas coisas que mudaram em mim e me fizeram chegar neste ponto, mas acho que as principais foram parar de querer me encaixar em grupos (coisa que nunca consegui) e deixar de tentar agradar os outros (geral, claro que tem RARAS exceções).

O balanço geral de tudo isso é: Algumas pessoas se aproximam de mim por pensarem que essa é uma característica boa, o que alguns chamam de autenticidade; Tem os que se afastam por não suportarem a idéia de ter que lidar com alguém que não faz a mínima questão de agradá-los; Por fim tem os são tão desconectados de certos padrões sociais que não fazem distinção de alguém assim (esses são raríssimos).

Sabe, quando você é sincero com alguém sobre algum assunto, você potencialmente pode criar um problema, como deixar a pessoa magoada. Só que se você não é sincero, você estará criando DOIS problemas, mas a parte boa é que você não tem que lidar com eles de imediato como no primeiro caso.

Pode ser questão de escolha de cada um ser assim? Pode. Mas eu não sei e não me sinto bem agindo de outra forma.

Ah, também costumam confundir ser sincero com ser grosso, adjetivo que também ouvi algumas diversas vezes nos últimos meses.

Sei lá, não consigo ver grosseria no que falo. A forma com que as palavras de alguém te afetam depende de você e não dela.

Acho que me enrolei um pouco. É o sono.

"For my mistakes, I am to blame"

Nenhum comentário: