quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Eu acho que se você vai fazer uma coisa, tem que fazer direito ou nem faça. Sempre que ouço uma música que gosto eu procuro a letra, pois mesmo tendo um bom conhecimento do inglês (no caso de músicas em inglês é claro) sempre acaba passando alguma coisa, e também eu sempre olho a tradução pra ver se alguma frase que não faz sentido pra mim é algum tipo de expressão ou gíria. Dai que eu me deparo com traduções mal feitas, em que as pessoas levam toda a tradução ao pé da letra e esquecem que algumas palavras em inglês tem mais de um significado.

Exemplo, a palavra "lie". No geral, sozinha, essa palavra é pertencente ao verbo "to lie" que significa mentir. Porém esse verbo tem outro significado, que é deitar, jazer. Dois exemplos da aplicação dos dois verbos:

No sentido mentir (regular, lie, lied)

She lied to me, she told me the test was today.
-Ela mentiu pra mim, ela me disse que a prova era hoje.

All that you see in TV are lies!
-Tudo que você vê na TV são mentiras!

No sentido deitar (irregular, lie, lay)

He lies on a hospital bed now.
-Ele está (deitado) numa cama de hospital agora.

And she lay on my side for hours.
-E ela deitou-se ao meu lado por horas.


É tudo questão de interpretação, você tem que ler toda a frase ou talvez todo o parágrafo e saber o contexto do que você está lendo. Uma palavra errada num texto pode mudar completamente o sentido e dificultar o entendimento. Caso uma frase que você está traduzindo não faça sentido, não custa nada você pegar um dicionário de inglês e procurar os significados dela (na ferramenta de idiomas do Google também tem) e usar o que mais se encaixe na frase.

Ou faz isso, ou nem traduz e deixa pra alguém capacitado pra isso. Segue abaixo os significados da palavra lie, segundo o google.

  1. ubstantivo
    1. mentira
    2. posição
    3. falsidade
    4. desmentido
    5. erro
    6. situação
    7. ilusão
    8. chute
    9. fábula
    10. antro
  2. verbo
    1. mentir
    2. repousar
    3. deitar-se
    4. dormir
    5. jazer
    6. enganar
    7. existir
    8. iludir
Fikdik.

Nenhum comentário: