sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

di

Cada pessoa tem seus conceitos sobre vários assuntos. Conceitos mesmo, não opiniões. O que eu entendo como ser livre pode ser diferente do que você entende. Perfeição, beleza, justiça, moral e tantas outras coisas são muito subjetivas em relação ao que elas realmente são.

Você dizer que, por exemplo, característica X em uma pessoa é algo belo (fisicamente) não quer dizer que seja essencialmente belo pelo simples fato de que a beleza depende do ponto de vista de quem olha.

Quando você afirma que algo é perfeito, fica implícito que aquilo não tem falhas. Se tem falhas, não deveria se dizer que é perfeito. Acontece que até a perfeição pode ser subjetivada. Exemplo disso é o tal do "design inteligente", que afirma que a "perfeição da vida não pode ser atribuída ao acaso da evolução".

Só que... Perfeição? A vida em si é cheia de falhas, cheia de erros. Doenças, câncer, má formações, fragilidades genéticas... Realmente não consigo relacionar a vida ou qualquer coisa com a palavra perfeição.

Talvez até sejam perfeitas vistas de longe, mas quando se chega perto o suficiente a realidade se revela.

Sei lá, isso pra mim parece mais um modo de tentar racionalizar algo que essas pessoas (que defendem essa teoria) não conseguem entender, ou não aceitam por ir contra a realidade e irrefutabilidade atual da evolução humana.

Ainda preciso ler mais sobre isso.

Nenhum comentário: